Centro de Reabilitação
e Formação Profissional

Centro de Recursos

A Fundação Irene Rolo encontra-se credenciada como Centro de Recursos Local da rede do IEFP constituindo uma estrutura de suporte e apoio, no domínio da Reabilitação Profissional, à intervenção do Serviço de Emprego de Vila Real de Santo António, sempre que se justifique a necessidade de intervenção especializada no contexto do Plano Pessoal de Emprego definido para cada destinatário com deficiência e incapacidade.

Ações desenvolvidas

Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego (I.A.O.Q.E.)
OBJETIVO:
Apoiar as pessoas com deficiências e incapacidades, na tomada de decisões vocacionais adequadas, disponibilizando a informação necessária para o efeito, promovendo a avaliação da sua funcionalidade e incapacidade e a determinação dos meios e apoios considerados indispensáveis à definição e desenvolvimento do seu plano pessoal de emprego.
DESTINATÁRIOS:
Pessoas com deficiência e incapacidade, desempregadas ou à procura do primeiro emprego, ou empregadas, inscritas e encaminhadas pelo IEFP.

Apoio à Colocação (A.C.)
OBJETIVO: 
Promover a inserção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência e incapacidade através de um processo de mediação entre as pessoas e os empregadores. 
DESTINATÁRIOS: 
Pessoas com deficiência e incapacidade, desempregadas ou empregadas que pretendam mudar de emprego, inscritas e encaminhadas pelo IEFP; empregadores que pretendam contratar trabalhadores com deficiência e incapacidade.

Acompanhamento Pós-Colocação (A.P.C.)
OBJETIVO: 
Prestar apoio técnico aos trabalhadores com deficiência e incapacidade e respetivos empregadores, visando a manutenção no emprego e a progressão na carreira das pessoas com deficiência e incapacidade, através de intervenções especializadas no domínio da reabilitação profissional.
DESTINATÁRIOS: 
Trabalhadores com deficiência e incapacidade, por conta própria ou de outrem, que necessitem de apoio para a manutenção ou progressão no emprego, inscritos e encaminhados pelo IEFP; empregadores que contratem trabalhadores com deficiência e incapacidade, em regime normal ou em regime de emprego apoiado, promovam estágios financiados pelo IEFP, IP ou contrato emprego-inserção (CEI) para pessoas com deficiência ou ainda mantenham ao seu serviço trabalhadores que tenham adquirido deficiência.