Contactos | Newsletter
Educarte
O concelho de Tavira foi identificado como um território que se caracteriza por situações críticas de pobreza, particularmente infantil, tendo por base as suas características em termos de fragilidade social. Assim, em função do perfil atrás referido, as ações a desenvolver no território integram o Eixo de Intervenção 2 - “Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil”. Serão mobilizados de forma integrada diferentes agentes e recursos locais pretendendo-se uma intervenção de proximidade realizada em parceria, com vista a uma intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil assente num plano de ação, elaborado com a colaboração do núcleo executivo do concelho local de ação social de Tavira.
O plano de ação decompõe-se nas seguintes atividades: Espaço Oficinas Educarte São dinamizadas oficinas com duração variável em função das temáticas abordadas, cujo principal objetivo é capacitar pais/ mães com competências essenciais para o exercício de uma parentalidade positiva e uma cidadania ativa. Brincar com Afeto Pretende-se a dinamização de peddy-paper, almoços partilhados, sessões fotográficas e curta-metragem com o objetivo de promover momentos de interação informal entre pais/ mães e filhos. Espaço Família É um espaço a funcionar em contexto escolar e comunitário com um papel interventivo ao nível das problemáticas familiares através da promoção de acompanhamento psicológico e social de crianças, jovens e suas famílias.
Em Contato Pretende-se a dinamização de ações planeadas e executadas com os beneficiários/as com vista a celebrar datas significativas na comunidade e à participação em eventos. O principal objetivo é envolver ativamente os agregados familiares na dinamização de atividades dirigidas à comunidade de forma a promover a sua participação na dinâmica local. Férias Inclusivas São dinamizadas atividades em períodos de férias escolares para crianças e jovens, provenientes de famílias carenciadas e vulneráveis. Poderão, também ocorrer experiencias socioprofissionais em diversas entidades para observação/ aproximação dos destinatários a contextos reais de trabalho. Numa lógica de inclusão serão incluídas crianças e jovens com e sem deficiência. Incluarte É um espaço com oferta de um conjunto de atividades de educação não formal destinado a crianças e jovens nos períodos pós horário escolar, com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis e a integração dos destinatários na comunidade.
Para a concretização das atividades acima mencionadas, o projeto é financiado pelo CrescAlgarve e pelo ISS, tem uma duração de 3 anos e conta com um orçamento de 341.000€
NOVOS PROJETOS
poapmc